6 dicas memoráveis de Marketing Pessoal para quem é tímido

6 dicas memoráveis de Marketing Pessoal para quem é tímido.

 

Fazer marketing pessoal já é difícil para a maioria das pessoas, mas para os tímidos isso se torna uma tarefa para lá de desafiadora. Mas a boa notícia é que não é impossível, e por isso, separei 5 dicas quentíssimas que eu e meus clientes usamos muito.

1) IDENTIFIQUE SEUS PONTOS FORTES

Antes de começar, pegue um papel e caneta. Agora dobre a folha ao meio. Na divisão debaixo desenhe uma linha para dividir o espaço em 2, de maneira que obtenha dois quadros embaixo e um grande em cima.

Na parte de cima escreva como título: 10 qualidades minhas. Ali você vai listas 10 qualidades que você considera que tem. Depois de listar as 10 qualidades, você vai numerá-las de 1 a 10, da mais importante e ativa a menos importante e menos ativa. Se eu considero que ser amorosa é minha qualidade mais importante porque uso ela todos os dias, ela será a número 1!

 As cinco primeiras qualidades são as que representam você, e são as qualidades que você deve investir tempo e energia para demonstrar às pessoas. Não deixe elas guardadas, afinal são o seu tesouro!

Na parte debaixo, no primeiro quadrado você colocará o título: como sou visto. E no segundo quadrado: como gostaria de ser visto. Aqui é bem simples, você vai listar as características que você acha que as pessoas percebem em você e na outra lista as características que você gostaria que as pessoas notassem.

E sabe porque esse exercício é MUITO importante? Porque ele vai te dar condições de compreender o que você deve mostrar aos outros e quais atitudes você deve mudar.

________________________________________________________________________________

Ninguém faz marketing pessoal se não sabe o que compartilhar com os outros.

________________________________________________________________________________

 Bom, depois de completar essa folha, vamos as outras dicas.

2) USE AS MÍDIAS SOCIAIS

É inevitável hoje que o marketing pessoal passe pelas redes sociais. Mas, embora para alguns isso possa ser algo com que se preocupar, para os introvertidos isso se torna uma baita vantagem competitiva, afinal, se tem algo em que somos bons, são com as palavras!

Aqui as dicas são simples: se você não tem uma rede social, providencie uma. Ela é uma ótima maneira de você se conectar com o mundo e mostrar quem é, sem sair de casa. Aqui vale qualquer uma: Facebook, Instagram, Snapchat, LinkedIN, e por aí afora.

Mas eis os cuidados básicos para fazer um bom marketing pessoal online:

  • Cuide os comentários que faz, procure se engajar em posts que sejam importantes para você e que demonstrem as qualidades que você tem.
    • Por exemplo, se você gosta de ler, procure comentar em páginas que tenham esse foco, ou tire uma foto daquele livro recém lido, e faça uma resenha rápida com a sua opinião sobre ele.
  • Cuide as páginas que você curte ou segue, isso diz muito sobre uma pessoa. O Facebook, por exemplo, também pode ser uma fonte de busca para agência de recrutamento, e não vai pegar nada bem você curtir algo tipo “Eu Odeio Trabalhar”.
  • Tenha uma boa foto de perfil, nada profissional, mas que mostre a sua personalidade – sem chocar – . Nada de caras sensuais ou pouca roupa, isso pega muito mal!
  • Por último: compartilhe conteúdos que sejam importantes para você ou que demostrem aquelas características que você gostaria que os outros notassem. Essa é a hora de usar a lista que fizemos! Vale simplesmente colocar uma frase sobre o tema, compartilhar uma reportagem ou a opinião de alguém que você segue. Aqui o importante é o conteúdo.

3) ENSAIE SEU DISCURSO

Vai rolar aquela entrevista de emprego ou aquele grupo de networking e você não pode perder? Então ensaie o seu discurso. Sabe aquela lista lá de cima? Então, hora de colocá-la em ação. Escreva brevemente quais as suas qualidades e como elas podem ajudar na vaga em que está se candidatando ou no projeto que está engajado.

  • Por exemplo: você colocou como qualidade “gosto de estudar” (porque você realmente adora estudar coisas novas). Se você está pleiteando uma vaga na área financeira, você pode dizer que a vontade que tem de estudar garantirá a qualidade do seu trabalho, pois sempre buscará novos conhecimentos e ferramentas para executá-lo. Pronto, fácil né!?

Se for um evento de networking, pegue a lista das qualidades e as características que gostaria que os outros notassem e inclua no seu discurso de apresentação. Treine em casa e não passe de 60 segundos, é jogo rápido, por isso, é importante treinar antes. Ah, e abuse do sorriso, ele sempre é um aliado dos tímidos!

4) NÃO OMITA A SUA TIMIDEZ

A pior coisa para uma pessoa é tentar ser algo que ela não é. Então não faça isso!

Eu já falei aqui em outro post sobre porque ficar vermelho pode ser bom socialmente para você. Se não leu, corre lá.

Mas enfim, a timidez, embora muitos introvertidos não acreditem, pode funcionar como um ótimo marketing pessoal, pois os introvertidos são vistos como mais sinceros e autênticos. Trocamos em miúdos, significa que as pessoas acham que você não vai mentir sobre suas características, nem enganar os outros :))

  Sempre busque ser quem você é, mas se esforce para se expressar sem medo da reprovação alheia. Isso será ótimo para seu marketing pessoal, acredite!

5) CONHEÇA E ESTABELEÇA LIMITES

Fazer marketing pessoal é uma tarefa que requer tempo e energia, seja para cuidar das redes sociais ou para participar de conversas, reuniões ou encontros sociais. Por isso, para qualquer introvertido, é importante conhecer o seu limite.

Se você se sente extremamente incomodado em participar de eventos de networking, se dê uma meta que atenda às suas expectativas. Isso não quer dizer “nunca participar” ou “ir em todos” os eventos. Você precisa achar um equilíbrio que não gere frustração. Então, a dica aqui é saber seus limites, compreender aquilo que é mais difícil e aquilo que é mais fácil.

Mas lembre-se: não é porque é difícil que você deve deixar de fazer! Só se dê limites para não estressar seu corpo e mente, tudo passa pelo equilíbrio de ser quem você é.

6) TENHA ILHAS DE PRAZER

E a última e não menos importante dica é: recarregue. Se dar metas e trabalhar o marketing pessoal certamente vai te cansar, mas será recompensador se você tiver ilhas de prazer para recuperar as energias.

Então, se você vai participar daquele happy hour do trabalho, evite se desgastar muito durante a tarde. Se dê um tempo para ficar na sua, trabalhando em atividades com menos interações sociais. Neste dia é hora de ativar a play list e guardar as energias para depois! Assim, estará mais energizado para conversar e expor suas melhores qualidades!

Isso também vale para depois dos momentos de interação. Se rolou aquele evento de networking na terça, quarta de noite será o dia de relaxar em casa ou fazer algo que você adora.

Isso lhe dará mais energia para investir em seu marketing pessoal e interagir com as pessoas nos momentos certos, sem desperdiçar sua energia por aí.

 

Gostou das dicas? Então curta e compartilhe!

Um abraço,

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *