Tem vergonha de ser tímido?

Tem vergonha de ser tímido?

 

— Não queria ser tímido.

São incontáveis as vezes que já ouvi isso. Muitas pessoas chegam até mim porque não gostam de sua personalidade introvertida, e querem, a qualquer custo, acabar com ela, como se fosse possível renascer dentro da própria vida.

Além de se incontável, é difícil eu te dizer o quanto isso me deixa triste. Pois as pessoas simplesmente têm vergonha de serem quem são, e com isso deixam de lado o seu potencial, as suas qualidades, aquilo que poderia agregar ao mundo.

Todos nós temos qualidades e potencialidades.

As qualidades são aquilo que nasce com a gente, que sem esforço empregamos no nosso dia a dia, como um olhar mais atento aos detalhes, um gosto pelo estudo, uma habilidade para ser humorado, enfim, qualquer coisa que seja muito fácil para nós fazermos. Isso é qualidade.

Já a potencialidade

é aquilo que podemos ser, mas depende de nós alimentarmos na personalidade. Podemos ser potencialmente bons professores, mas para isso, precisamos nos dedicar ao estudo. Podemos ser potencialmente bons líderes, mas para isso, precisamos desenvolver nosso lado mais humano. Podemos ser potencialmente mais comunicativos, mas para isso, precisamos desenvolver nossas habilidades sociais. Aqui são qualidades adormecidas que podem ser treinadas e então virar um diferencial.

Acontece que, quando temos vergonha de sermos quem somos, desejando ser outra pessoa, até trabalhamos algumas qualidades, mas esquecemos totalmente das nossas potencialidades.

Por isso, não, você não pode ter vergonha do que é. Não, a sua personalidade não é errada. Não, sua personalidade não é de segunda mão. Aceite isso, mas principalmente, acredite nisso!

Vergonha a gente precisa sentir de quem estaciona em lugar proibido, pois acha que seu tempo é mais valioso que o do outro. De quem engana os outros, de quem mente, de quem não se importa com o sentimento da outra pessoa. Vergonha deveríamos sentir de quem passa pela gente e não dá bom dia, ou da gente se a gente não dá bom dia. Da pessoa que é grossa com ou sem motivo. Isso sim é motivo de vergonha.

Agora, ter vergonha porque em alguns momentos você fica vermelho ao falar em público (aqui explico porque isso acontece), ou porque não tem aquela vontade imensa de ir em todos os happy hour do trabalho, ou porque não pensou em uma pergunta engenhosa para fazer primeiro naquela reunião importante, isso não pode.

A sua introversão carrega muitas qualidades, mais do que você imagina, e carrega também muitas potencialidades, que só serão desenvolvidas quando você se aceitar.

Então não sinta vergonha de ser quem você é, porque você é muitas coisas, inclusive importante para o mundo.

 

Um abraço,

2017_Assinatura_Coach

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *